22.6.13

Dos vômitos políticos

1) Não, nós não saímos do facebook. Isso explica a absurda propagação de demandas vazias, como aquelas correntes que as pessoas não consultam sequer no google antes de compartilhar no mural. Não compartilhe o que você não sabe se é verdade. Não curta qualquer grito de guerra sem primeiro refletir se te representa. Não vá em manifestação para tirar foto. Não se fantasie de torcida da seleção, nem fique entoando o hino como um militar. Não vá achando que é "festa da democracia". Esse foi um termo que inventaram para te fazer acreditar que não existe uma luta de poder aqui. Não pense que é alegre e pacífico. Frequentemente vai ser violento. A Polícia é instruída para não aceitar disputa de espaço e ameaça ao poder. A Polícia é instruída para proteger mais o dito 'patrimônio público' do que a vida de qualquer cidadão. Crimes a propriedade são mais punidos que homicídios. A Polícia não é defensora de ninguém e nunca foi. A Polícia é a mão pobre e armada do Estado que só se opõe a quem ele acredita ser conveniente. Se você não está preparado para correr riscos e o medo te paralisa, você ainda não acordou para a necessidade real. A periferia nunca conseguiu sequer sonhar que dirá cochilar, por causa da truculência policial, prisões arbitrárias e descaso. Não seja leviano e prepotente, achando que a mobilização tardia por modinha é suficiente para te dar experiência política. Oportunista é você, que só se manifesta em grande número como manada. Militância é um processo a longo prazo. Se você ainda não aprendeu a distinguir os eixos políticos de direita e esquerda, vá para casa ler. A disputa precisa de pessoas muito bem armadas de informação. Caso contrário, vira carnaval, quebra-quebra e levante fascista. 

2) Se você é médico e não se dispõe a trabalhar no interior pobre do Brasil, recebendo mais do que o salário padrão dos centros urbanos, você ainda não entendeu nada. Igual a um professor que faz da sala de aula um palco para ditar a sua opinião sobre tudo e não abre diálogo ou troca, usando alunos como marionetes do seu pensamento; Igual a um advogado que defende os amigos que fazem besteira e permite a impunidade e a injustiça contra os mais pobres; Igual a um político que só pensa em aumentar seu patrimônio por troca de favores, ignorando a demanda dos eleitores. Posso dar exemplos eternamente. Todos esses estão fazendo a mesmíssima coisa: utilizando a ocupação apenas para satisfazer os seus interesses, como se não tivessem uma responsabilidade a cumprir com a sociedade em geral. Se você não entende a realidade social desse país porque nunca pisou no interior do Nordeste para conversar com as pessoas dali, faça isso agora. A visão de trabalho tem que estar além da mera aquisição de dinheiro para construir a sua vidinha. Todo mundo acha que a sua vida é muito importante e se acha muito especial, como se devesse ser poupado de todos os inconvenientes de um país pobre simplesmente pela sorte de ter nascido na classe média de um centro urbano desenvolvido. É muito fácil dizer que "ama seu país" quando ele prospera e ganha um jogo, sem nunca especificar de que partezinha privilegiada desse país você se refere. É muito fácil defender os seus interesses, as suas demandas, sem nunca se questionar se essas mesmas são o melhor para todo mundo e sem ter a menor empatia com quem nunca teve os mesmos privilégios que você teve. 

3) Eu não quero ter vergonha de me assumir de esquerda, simplesmente porque todo mundo acha super bacana ser egoísta e julga otário quem pensa no próximo. Eu não quero ter medo de me assumir de esquerda, simplesmente porque não tenho fórmula pronta e sou cheia de contradições. Dialética: se você não acredita cem por cento na mobilização popular (porque tudo acaba indo pro lado mais bárbaro e desorientado) e ao mesmo tempo não acredita que uma elite esclarecida deveria guiar todo mundo (porque é muita pretensão), o que fazer? Não sei.

0 provaram:

Postar um comentário