28.6.13

O que eu respeito


Eu respeito as gerações que lutaram contra a Ditadura, promoveram o Diretas Já e o Fora Collor. De verdade. Mas eu acho que vocês não foram longe. Eu acho que vocês não derrotaram tudo o que a Ditadura representava, infelizmente.

O sistema pode ter retornado para a eleição direta, porém a herança ditatorial não foi derrubada. Nós temos uma polícia militarizada, repressora e corrupta que sempre foi orientada para tratar favela como se fosse caso de higienização social e está demonstrando finalmente como age para a classe média que protesta nas ruas agora. Nós ainda somos dominados pelas grandes empresas e veículos de mídia que foram financiados na Ditadura Militar como a Globo, que cresceram apoiando e sendo apoiados pelo regime. Nós tivemos a educação pública destroçada e um lobby de ensino privado reforçado com políticos que obtém lucro das grandes empresas de cursinhos famosos. Temos uma cultura em que não se deve falar de política - afinal, a produção artística foi censurada durante anos a respeito desse mesmíssimo assunto. Também ficamos com um sistema de influências e status consagrados. Anistiamos os repressores e, com isso, naturalizamos a impunidade. As Diretas Já não promoveram uma reforma política necessária para o país já lá naquela época e o Fora Collor não expulsou as famílias corruptas que fazem dos cargos políticos fonte de poder e riqueza desde as capitanias hereditárias.

Se vocês se iludiram, crendo que foram vitoriosos na época, foi única e exclusivamente porque existe uma imprensa que se interessou em pintar o quadro dessa forma. Vocês gostaram do que foi retratado e se acomodaram, educando mais de uma geração politicamente inútil.

E isso, eu já não respeito.

0 provaram:

Postar um comentário